Orações subordinadas adverbiais

Para quem já sabe as conjunções, é só estudar as orações subordinadas adverbiais. aproveitem!

Classificação das orações subordinadas adverbiais

Da mesma maneira que os adjuntos adverbiais, as orações subordinadas adverbiais exprimem determinadas circunstâncias e são classificadas em função de seu sentido no texto. Veja o quadro:

Oração
Subordinada
Adverbial Principais
conjunções Circunstância expressa por esse tipo de oração Exemplo
Causal como, uma vez que, porque Indica a causa que provoca o fato expres- so na oração principal Não fui ao jogo porque choveu muito.
(“chover” é a causa de “não ir ao jogo”)
Condicional se, a menos que, desde que, contanto que Exprime a condição necessária para a ocor-rência do fato referido na oração principal Ela virá, contanto que tu peças.
(“pedir” é a condição para ela ”vir”)
Consecutiva tão/ tanto/ tamanho… que Indica a conseqüência do fato expresso na oração principal Choveu tanto, que não fui ao jogo.
(“não ir” é a conseqüência de “chover tanto”)
Conformativa como, conforme, segundo Estabelece o modelo (ou a forma) de acordo com o qual ocorre o fato expresso na ora-ção principal Ele agiu como manda o regulamento.
(ele não agiu de qualquer jeito, ele agiu “da forma que manda o regulamento”)
Concessiva embora, mesmo que, ainda que Exprime um fato que poderia impedir o fato da oração principal, mas não o impede Mesmo que chova, irei ao jogo.
(“chover” poderia impedi-lo de “ir ao jogo”, mas não impedirá)
Comparativa como, mais/ menos… que Estabelece uma com- paração com o fato expresso na principal O rapaz chorava como uma criança.
(ele chorava “igual” a uma criança chora)
Final para que, a fim de que, que Exprime a finalidade (o objetivo) do fato da oração principal Para que você me ouça bem, gitarei.
(há uma finalidade em “gritar”: “você ouvir bem”)
Proporcional à proporção que, à medida que, quanto mais… mais Indica um fato que ocorre proporcional-mente ao fato expresso na oração principal Quanto mais fala, mais ele se confunde.
(“falar” e ”confundir-se” são fatos proporcio-nais)
Temporal quando, enquanto, logo que, desde que Expressa o tempo de ocorrência do fato da oração principal Ele a odeia, desde que ela o traiu.
(a segunda oração indica quanto tempo faz que “ele a odeia”)

0 comentários:

Postar um comentário