Questões do ENCEJA

Atendendo pedido de Professores de Língua Portuguesa da EJA, estão aí algumas questões de provas anteriores do ENCEJA. Espero que possa ajudar. Tenham um bom dia!

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO


1. Em um anúncio sobre as belezas naturais do estado da Paraíba, lê-se a seguinte advertência:

ATENÇÃO. ESTE ANÚNCIO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA. PERSISTINDO OS SINTOMAS, PROCURE SEU AGENTE DE VIAGENS.

(Revista Veja, edição 1869, 1º de Setembro de 2004)

A partir da mensagem do texto, conclui-se que

(A) curar doenças é o papel do agente de viagens.

(B) existe uma proliferação de doenças no estado da Paraíba.

(C) há muitos dependentes de drogas viajando para a Paraíba.

(D) é comum que as pessoas se encantem com belezas naturais da Paraíba.

2. Leia o trecho da música:

Mandacaru, quando fulora na seca

É o sinal que a chuva chega no sertão

Toda menina quando enjoa da boneca

É sinal que o amor

Já chegou no coração(...)

(Música:Xote das Meninas. Luiz Gonzaga e Zé Dantas )

Em Xote das Meninas, os poetas escolheram a leitura de um sinal da natureza para identificar a chegada da ______________feminina. A opção que completa a lacuna é:

(A) infância.

(B) adolescência.

C) velhice.

(D) morte.

3. Essa avó era muito engraçada, alta, grandona, sempre escrevendo no computador. Seu nome encantado era Lilibeth. Ela era um pouco diferente das outras avós, porque era uma bruxa. Pouca gente sabia disso: era segredo. Mas ela era bruxa boa, claro, das que fazem feitiço para proteger as pessoas e assustar as bruxas más...”

(LUFT, Lia. Histórias de Bruxa Boa. Rio de Janeiro: Record, 2004.)

Da leitura do trecho do livro de Lia Luft, identifica-se que o texto é predominantemente

(A) uma descrição, porque apresenta características de uma pessoa.

(B) uma poesia narrativa, pois conta liricamente a história da avó.

(C) uma dissertação, porque fornece argumentos sobre a personalidade da avó.

(D) uma publicidade, pois convence o leitor de que as bruxas são boas.

4. Leia o poema:

A natureza é sábia

Mas não compreende um fato

Por que só tem uma mãe

E tanto parente chato?

Millôr Fernandes.

“Por que”, no terceiro verso da estrofe acima, tem como finalidade introduzir

(A) uma contradição.

(B) uma explicação.

(C) um questionamento.

(D) uma finalização.

5. A professora chegou na sala e disse aos alunos:

- Não olhem para os lados. Leiam atentamente todos os enunciados da prova. Concentrem-se nas respostas e boa sorte.

Os verbos usados na fala da professora indicam um

(A) pedido.

(B) comando.

(C) favor.

(D) agradecimento.

6. Leia o trecho da música:

Cálice

Pai, afasta de mim esse cálice

Pai, afasta de mim esse cálice

Pai, afasta de mim esse cálice

De vinho tinto de sangue (...) (Gilberto Gil e Chico Buarque)

A composição Cálice foi feita em pleno período da ditadura militar no Brasil. A palavra “cálice” possui a mesma __________ da expressão imperativa “cale-se”. Esta coincidência sugere uma crítica à censura, que impedia a livre manifestação da vontade política. A opção que completa a lacuna é

(A) pronúncia.

(B) significação.

(C) tradução.

(D) escrita

7. Leia:

– Dona Francisca, onde você vai tão apressada?

– Tenho um filho pequeno, vou levar ele na escola.

No diálogo, constata-se a linguagem coloquial.

A expressão destacada pode ser substituída, sem prejuízo de sentido, pela forma culta

(A) vou levar ele a escola.

(B) vou levar-lhe à escola.

(C) vou levá-lo à escola.

(D) vou levar-lhe a escola.

8. Leia:

Depoimento do Zé da Ilha

“– Seu doutor, o patuá é o seguinte: depois de um gelo da coitadinha, resolvi esquiar e caçar outra cabrocha que preparasse a marmita e mandasse o meu linho no sabão.”

Correio da Manhã - Rio de Janeiro.

O texto “Depoimento do Zé da ilha” retrata a fala de uma pessoa, na década de 60, que utilizava muitas gírias em seu linguajar. Ao ler o texto, supõe-se que a pessoa pertence a um grupo de

(A) malandros. (B) executivos. (C)donas de casa. (D)professores.

9. Leia: No Escritório

“Eu ... posso não vir trabalhar amanhã?” pergunta o empregado de uma firma a seu chefe. “...Minha mulher está fazendo muita questão para que eu fique em casa para ajudá-la num faxinão que está querendo fazer!...”

“Nem pensar!”, respondeu o chefe. “Com todo esse serviço que temos aqui pra dar conta, nem pensar!”

“O...senhor está querendo me dizer que a resposta é...não?”

“Exatamente isso!” Millôr Fernandes ( com adaptações)

O texto recorre ao recurso das reticências para

(A) reforçar as expressões trabalhadas.

(B) indicar as falas das personagens.

(C)indicar pausas que ocorrem na oralidade.

(D)apresentar a importância deste recurso no texto.

10. Leia o texto abaixo:

“Muitos jornais fazem alarde de sua neutralidade em relação aos fatos, isto é, de seu não comprometimento com nenhuma das forças em ação no interior da sociedade”.

(FIORIN, José Luiz & SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender

o texto: leitura e redação. 13ª ed. São Paulo: Ática, 1997. P. 280)

Neste texto, a relação estabelecida pela expressão sublinhada é de

(A) oposição entre as partes do texto.

(B) causa do que foi apresentado anteriormente, no período.

(C) alternância entre as partes do texto.

(D) explicação do que foi anteriormente apresentado no período.

Disponível em: http://www.inep.gov.br/basica/encceja/provas-gabaritos.htm

Gabarito: 1D; 2B; 3ª; 4ª; 5B 6ª; 7C; 8ª; 9C; 10D


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