O Guarani


Queridos alunos,
Se quiserem adiantar o trabalho sobre o livro "O Guarani", mãos à obra!!!!

PROJETO PEDAGÓGICO DE LEITURA:

O GUARANI – JOSÉ DE ALENCAR – ÁTICA

Ética e Meio Ambiente
Introdução:
Peri é o índio guarani que se apaixona pela branca e loura Ceci, enfrentando uma série de aventuras para defender Ceci e sua família, até a tragédia final.
1ª ATIVIDADE: 2,0
O guarani é uma obra do Romantismo, escola literária que tem entre suas características gerais o nacionalismo. Na Europa, esse nacionalismo se concretizou na valorização dos heróis medievais. No Brasil, o Indianismo é uma das formas que o nacionalismo romântico assume. O índio aparece como uma figura idealizada, com um comportamento heróico, valoroso, fiel e cavalheiro. Como os heróis medievais europeus. A realidade, porém, era e é bem diferente. Nos tempos coloniais, o índio foi escravizado, exterminado, sofreu toda a sorte de perseguições. Hoje, é ainda objeto de preconceitos e não é aceito socialmente.
1. Analise o trecho abaixo de Gabriel, o Pensador e crie uma página ilustrativa para o rap (com desenhos ou colagem). (folha anexa)

Lavagem Cerebral
[...]
Olhe a nossa história
Os nossos ancestrais
O Brasil colonial não era igual a Portugal
A raiz do meu país era multirracial
Tinha índio, branco, amarelo, preto
Nascemos da mistura então porque o preconceito?
Barrigas cresceram
O tempo passou...
Nasceram os brasileiros cada um com a sua cor
Uns com a pele clara outros mais escura
Mas todos viemos da mesma mistura
Então presta atenção nessa sua babaquice
Pois como eu já disse racismo é burrice
Dê a ignorância um ponto final:
Faça uma lavagem cerebral. [...]

2. Leia o poema de Oswald de Andrade, erro de português e responda: Qual é a visão do português colonizador sobre o índio que transparece no poema?
Quando o português chegou
debaixo duma bruta chuva
vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
o índio tinha despido
o português
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2ª ATIVIDADE: 1,0
Faça uma pesquisa sobre:
1. A situação do índio no Brasil, no período colonial
2. A situação do índio hoje.
Folha anexa
_______________________________________________________________________
3ª ATIVIDADE: 2,0
“As nações indígenas do XINGÚ, junto com parentes de muita regiões do BRASIL e do mundo, afirmam que é preciso respeitar a nossa MÃE
NATUREZA.

Aconselhamos não destruírem as florestas, os rios, que são nossos irmãos.

Decidimos que não queremos a construção das barragens no rio
XINGU e em outros rios da Amazônia, pois ameaçam as nações indígenas e os ribeirinhos.

Durante muito tempo o homem branco agrediu nosso pensamento e o espírito dos nossos antigos. Nossos territórios são sítios sagrados do nosso povo, morada do nosso criador que não podem ser violados.

Neste encontro dos povos indígenas do XINGU decidimos vigiar as ações do governo para impedir mais destruição, juntar forças com o Congresso Nacional e com o povo brasileiro, para juntos protegermos essa importante região do mundo, nossos territórios”

Declaração final do I Encontro Nacional das Nações Indígenas do Xingu, realizado em fevereiro de 1989, para discutir as conseqüências das hidroelétricas para os povos da floresta.

Ano XVIII – Nº 165 – Abril de 2.005

1. Analise o texto acima e descreva a postura do índio diante da floresta, sabendo-se que, em contato constante com a natureza, o índio aprendeu a utilizá-la em seu benefício e a viver em equilíbrio com ela.
2. Pesquise sobre a situação de nossas florestas, hoje, e os interesses econômicos que estão por trás da devastação.
3. Amplie o trabalho para a questão das conseqüências da devastação florestal para o meio ambiente.
Folha anexa
___________________________________________________________________


Atividade específica
Cultura
4ª ATIVIDADE: 1,0
Para salvar Ceci e sua família, Peri ingeriu curare, um veneno, e se “ofereceu” aos inimigos antropófagos. Depois que Ceci mandou salvá-lo, ele foi atrás de um antídoto e acabou se curando.
Escreva algumas diferenças entre o método de cura dos brancos e dos índios.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5ª ATIVIDADE: 1,0
Pluralidade cultural
Pesquise sobre as influências indígenas, brancas e negras na cultura brasileira: condimentos, pratos típicos, ritmos e instrumentos musicais, religiões, etc.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



AVALIAÇÃO: 3,0
A avaliação será individual, no dia 19/10/09. Para tal, será necessária a leitura do livro paradidático: O Guarani, José de Alencar, Editora Ática.

=================================================================

As atividades deverão ser entregues e apresentadas no dia 5/11/09. Valor: 7,0

0 comentários:

Postar um comentário