ATIVIDADES PARA EJA

1ª QUESTÃO:
Leia o trecho abaixo retirado da crônica de Stanislaw Ponte Preta “ A velha contrabandista” e responda as questões abaixo:

A velhinha contrabandista
Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava na fronteira montada na lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da alfândega - tudo malandro velho - começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da alfândega a mandouela parar. A velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a senhora leva nesse saco? […]
- É areia! […]

a) Quem são as personagens do texto? ____________________________________________________________________
b) Onde se passa a história? _____________________________________________________________________________
c) Leia a 1ª frase do texto e destaque um artigo e um substantivo. artigo __________substantivo ______________________
d) Destaque o pronome da frase “ Todo dia ela passava na fronteira.[…]” . _________________________________________

2ª QUESTÃO:
Leia o texto abaixo e responda às questões 1 a 5
O cão e o lobo
Um cão passeava pela floresta quando topou com um lobo magro. Aos poucos os dois fizeram amizade.
- Puxa, cachorro! Como você está gordo e bem-tratado ...
- É que eu tenho um dono. Meu dono me dá três boas refeições por dia, escova meu pêlo, me dá uma casa de madeira... Em troca disso, pede que eu lhe guarde a casa dos assaltantes e lhe faça uns agrados de vez em quando.
- Só isso? Mas deve ser maravilhoso ter um dono - concluiu o lobo.
O cão então convenceu o lobo a acompanhá-lo, certo de que seu dono gostaria de ter mais um animal de estimação.
Os dois andaram por um certo tempo, até que o lobo percebeu uma coleira no cachorro.
- O que é isso? - perguntou o lobo.
- Ah, isto é uma coleira. Às vezes, meu dono se irrita e me prende numa corrente. Mas é por pouco tempo, logo eu estou solto de novo.
O lobo parou, pensou um pouco... e voltou atrás. De longe, ainda falou para o cachorro:
- Não, cachorro. Não sirvo para essa vida. Eu sei que mais vale a liberdade com fome do que o luxo na prisão.
Fábula recontada por Marcia Kupstas.
1. Quem são os personagens do texto? ____________________________________________________________________
2. Nessa história, qual é a diferença física entre o cão e o lobo? __________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________
3. Onde acontece a história? _______________________________________________________________________________
3ª QUESTÃO:
Escreva a classe gramatical das palavras destacadas no texto abaixo. Leia o texto com atenção!

Um _____________________________ cão ___________________________________ passeava ________________________
Dois ____________________________ gordo ________________________________ meu ____________________________
4ª QUESTÃO:










O passageiro vai iniciar a viagem
(A) à noite.
(B) à tarde.
(C) de madrugada.
(D) pela manhã.

5ª QUESTÃO:

A raposa e as uvas

Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.
“Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas.
Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.”
Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)
A frase que expressa uma opinião é:
(A) "a raposa passeava por um pomar." (l. 1)
(B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas." (l. 2)
(C) "a raposa afastou-se da videira" (l. 5)
(D) "Aposto que estas uvas estão verdes" (l. 5-6)

6ª QUESTÃO:
O motivo por que a raposa não conseguiu apanhar as uvas foi que
(A) as uvas ainda estavam verdes.
(B) a parreira era muito alta.
(C) a raposa não quis subir na parreira.
(D) as uvas eram poucas.

7ª QUESTÃO:
“A raposa passeava por um pomar.” As palavras sublinhadas: raposa – passeava – um, temos (na ordem):

(A) Substantivo – adjetivo – artigo
(B) Substantivo– verbo – pronome
(C) Verbo – pronome – substantivo
(D) Substantivo – pronome – artigo

8ª QUESTÃO:


Jim Meddick. “Robô”. In folha de São Paulo, 27/04/1993.
No 3º quadrinho, a expressão do personagem e sua fala "AHHH!" indica que ele ficou
(A) acanhado.
(B) aterrorizado.
(C) decepcionado.
(D) estressado.

9ª QUESTÃO:
Qual é a classe gramatical da palavra “este” no 1º quadrinho?
(A) Artigo
(B) Verbo
(C) Pronome
(D) Adjetivo

1 comentários:

Unknown disse...

oi !!!!

Postar um comentário