Desenvolvimento dissertativo

Se a introdução é a parte do texto disertativo-argumentativo que, além de situar o tema, apresenta a tese e o ponto de vista a ser defendido pelo autor, o desenvolvimento é a própria defesa desse ponto de vista, ou seja, é a parte mais importante do texto, aquela que é responsável pelo desenvolvimento de sua ideia principal.

Como o texto dissertativo-argumentativo tem uma finalidade persuasiva, a qualidade dele depende da escolha, da consciência e da organização dos argumentos apresentados no desenvolvimento.

Tipos de desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo

Não há número previamente definido de parágrafos no desenvolvimento de um texto dissertativo-argumenttivo. Apesar disso, geralmente cada argumento coresponde a um parágrafo. Às vezes, porém, um argumento mais complexo se desdobra em dois aspectos, o que cria a necessidade de fazer dois parágrafos para um único argumento. Também podem ocorrer construções em que um único parágrafo faz uso de dois argumentos.
Os tipos mais comuns de parágrafos de desenvolvimento são aqueles organizados com base em:

Enumeração:
Em 69% dos casos de violência sexual, a vítima é alguém menor de idade, e, em apenas 6% das vezes, o abusador é um desconhecido. Ou seja, em 94% das denúncias feitas, o acusado é alguém próximo ao jovem – às vezes é o pai, o irmão, um primo ou um amigo próximo. (É proibido fazer silêncio).
(Folha de São Paulo, 13/10/2003. Folhateen.)

Nesse tipo de parágrafo, que é o mais utilizado, o autor pode definir, conceituar, classificar, detalhar, expor dados, etc. No parágrafo acima, por exemplo, fazendo uso de dados estatísticos, o autor explica qual é o perfil dos responsáveis por abuso sexual de menores

Exemplificação:
Na África, por exemplo, existe uma mulher fumante para casa sete homens, mas entre jovens de 13 a 15 anos a proporção é bem maior: uma para cada 2,2. Tendências semelhantes são verificadas em outros continentes. Na Europa, 33,9% dos garotos e 29% das garotas fumam. Nas Américas, os indíces são de 16,6% e 12,2%, respecticamente. Os números mundiais para jovens são de 15% e 6,6%. Na população adulta, as taxas são de 47% e 12%.
(Mulheres fumantes. Editorial da Folha de São Paulo de 14/8/2003.)

Obeserve que, nesse texto, cujo objetivo é discutir o aumento significativo do número de mulheres fumantes no Brasil e no mundo, o autor cita como exemplo o caso da África. Além da exemplificação com os da Europa e os da América.


Causa e consequência:
Os números concernentes ao total de mortes violentas ocorridas ano passado também são reveladoress e preocupantes: 11% do total de óbitos registrados no país decorreram das chamadas causas externas, ou seja, acidentes de trânsito, homicídios e suicídios. A cifra é bastante alta, superando em muito as taxas mais “civilizadas”, como a da Inglaterra, que é de 5%. Repetindo um padrão já conhecido, as mortes violentas atingiram quatro vezes mais a população masculina do que a feminina.
(Retrato da violência. Editorial da Folha de S. Paulo de 24/12/2004.)

Nesse tipo de parágrafo, procura-se geralmente indicar as causas do fato que está em discussão. No texto anterior, o autor aponta as causas do aumento da violência em várias cidades brasileiras. Além de trabalhar com a causalidade, ele ainda faz uso da comparação (entre dados brasileiros e ingleses, ou entre população masculina e feminina) para fundamentar seu ponto de vista.

As relações de causa e consequência
O esquema abaixo pode ser utilizado quando for apresentada uma afirmação que possibilite facilmente a verificação de uma causa e de uma consequência. Ocorre da seguinte maneira: você recebe um tema (afirmação) e busca encontrar uma causa da situação proposta pelo tema e, em seguida, uma consequência provocada por essa situação.


O esquema abaixo pode ser utilizado quando for apresentada uma afirmação que possibilite facilmente a verificação de uma causa e de um consequência. Ocorre da seguinte maneira: você recebe um tema (afirmação) e busca encontrar uma causa da situação proposta pelo tema e, em seguida, uma conseqüência provocada por essa situação.


Título

1º.
Parágrafo

Apresentação do TEMA
(com ligeira ampliação) - Introdução

2º.
Parágrafo - Causa - (com explicações adicionais)


Desenvolvimento

3º.
Parágrafo - Conseqüência - (com explicações adicionais)

4º.
Parágrafo - Expressão inicial + reafirmação do TEMA + observação final - Conclusão

Para encontrar a causa e a consequência, partimos inicialmente de um tema:

“Constatamos que, no Brasil, existe um grande número de correntes migratórias que se deslocam do campo para as pequenas ou grandes cidades.”

Para encontrarmos uma causa, perguntamos POR QUÊ? ao tema acima. Dentre as respostas possíveis, poderíamos citar o seguinte fato: “A zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem no campo”.
No sentido de encontrar uma conseqüência para o problema enfocado no tema ao lado, cabe a seguinte pergunta: “As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho”.


Observação:
Veja que a causa e a conseqüência citadas neste exemplo podem ser perfeitamente substituídas por outras, encontradas por você, desde que tenham relação direta com o assunto. As sugestões apresentadas não são as únicas possíveis.

EXEMPLO

CAUSA – Algumas pessoas refugiam-se nas drogas na tentativa de esquecer seus problemas.

TEMAS – Muitos jovens deixam-se dominar pelo vício em diversos tipos de entorpecentes, mal que se alastra cada vez mais em nossa sociedade.

CONSEQÜÊNCIA – Acabam tornando-se dependentes dos psicotrópicos dos quais se utilizam e, na maioria das vezes, transformam-se em pessoas inúteis para si mesmas e para a comunidade.



Relação entre causa e conseqüência
Você possui um tema para ser analisado. Neste caso, a melhor forma de desenvolvê-la é estabelecer a relação causa-conseqüência. Vamos à prática com o seguinte tema:

Tema - Constatamos que no Brasil existe um grande número de correntes migratórias que se deslocam do campo para as médias ou grandes cidades.
Para encontrarmos uma causa, perguntamos: Por quê? ao tema acima. Dentre as respostas possíveis, poderíamos citar o seguinte fato:
Causa: A zona rural apresenta inúmeros problemas que dificultam a permanência do homem no campo.

No sentido de encontrar uma consequência para o problema enfocado no tema acima, cabe a seguinte pergunta:
O que acontece em razão disso? Uma das possíveis respostas seria:
Conseqüência - As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho

Veja que a causa e a conseqüência citadas neste exemplo podem ser perfeitamente substituídas por outras, encontradas por você, desde que tenham relação direta com o assunto. As sugestões apresentadas de maneira nenhuma são as únicas possíveis.
(Fonte: Técnicas Básicas de Redação, Branca Granatic, Scipione)

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