Atividade de Redação

Já postei sobre este assunto. Agora, algumas atividades...

ATIVIDADE – INTRODUÇÃO DISSERTATIVA

1. Classifique as teses a seguir, considerando os seguintes procedimentos.

a) Apresentando dados estatísticos.
b) Apresentando uma citação.
c) Fazendo uso de uma linguagem figurada.
d) Conceituando ou definindo uma ideia ou fato.
e) Elaborando uma afirmação.
f) Estabelecendo comparação ou oposição.
g) Narrando um fato.
h) Traçando uma trajetória histórica ou geográfica.
i) Elaborando uma interrogação ou uma sequência de interrogações.

1. ( ) A alma das mulheres. Balzac certa vez escreveu: “... as mulheres vêem tudo ou não vêem nada, segundo as disposições de sua alma: o amor é a sua única luz”. E as disposições da alma feminina são, a um só tempo, insondáveis e previsíveis.

2. ( ) Greve. Greve é uma palavra francesa, nome da praça de Paris onde operários, no século passado, se concentravam para reivindicar melhores condições de trabalho. É também um direito democrático, reconhecido pela doutrina social da Igreja e assegurado na Constituição Brasileira. Direito que ainda não foi absorvido nem pela mídia eletrônica, que nunca abre à versão dos trabalhadores o mesmo espaço dado à versão das empresas. Numa sociedade desigual, quem está no poder parece ter sempre razão.

3. ( ) O lado feminino do Brasil colonial. Quando os portugueses descobriram o Brasil, em 1500, conquistaram um mundo – milhões de quilômetros quadrados de terra fértil, num éden desconhecido de madeiras, frutas e raízes comestíveis, e um subsolo riquíssimo. Mas deram pouca atenção ao novo território, e quando resolveram colonizá-lo para valer, já em meados do século XVI, assustaram-se com o que viram. Os poucos brancos, negros e índios que aqui estavam, haviam aprendido a viver longe da civilização, numa sociedade que parecia confusa aos olhos dos portugueses. Uma versão primordial do samba do crioulo doido, pode-se dizer.

4. ( ) Safra de governadores é pobre. Os governadores nacionais, regra geral, carecem de brilho. Falta-lhe espírito inventivo. Sobra-lhes uma gordura epidêmica, que os torna pachorrentos e inertes.

5. ( ) O espelho partido. O que seria de nós todos, para entendermos nosso tempo, se não pudéssemos contar com o registro implacável da imprensa da telinha, do rádio, dos jornais e das revistas.

6. ( ) Jornada aviltante. O que é, o que é, que trabalha mais do que o homem, mas cujos resultados da labuta são bastante inferiores? Se você respondeu “a formiga”, errou. Como mostra relatório da ONU divulgado esta semana, a resposta correta é “a mulher”.

7. ( ) Sábado à noite, milhares e milhares de adolescentes lotam os barzinhos da moda ou botecos populares. Na cabeça, muita vontade de se divertir. Nas mãos, latinhas de cerveja ou bebidas mais fortes. Essa é uma cena tão comum em qualquer cidade do país que nem sequer chama a atenção. As autoridades, aos quais competiria punir os donos de estabelecimentos que servem álcool a menores de 18 anos, nem cogitam a possibilidade de reprimir a flagrante contravenção.

8. ( ) Nova campanha. É hoje inquestionável a importância das campanhas regulares contra a disseminação do vírus da Aids no País. Nelas, a informação clara e precisa desempenha uma função decisiva. E, quanto mais diversificadas forem suas mensagens, maior será o público atingido.

9. ( ) O sem-terra e o costas largas. O que diferencia o sem-terra do costas largas é a forma como o Estado trata um e outro quando flagrados à margem da lei. Como no poema de Augusto dos Anjos, a reação divide-se entre o mimo e a agressão. Diante de um costas largas infrator, a mão do Estado afaga. Frente ao transgressor sem-terra, ela apedreja.

10. ( ) Será mesmo o Brasil um país em que tudo vai bem? Será que realmente estamos no caminho certo? Será que a produção excepcional que demonstramos está realmente apresentando o quadro em que se encontra o país? Ou apenas acreditamos no que queremos?





2. Escreva três parágrafos introdutório-dissertativos. Use três maneiras diferentes, já estudadas em sala.

0 comentários:

Postar um comentário